15% DO BRASIL JÁ ESTÁ NO PIX

 Faz um PIX ?

A plataforma do Banco Central para as transações que irão substituir o TED e DOC de forma segura e instantânea é mais um dos avanços tecnológicos advindos da pandemia, que acelerou o processo digital nos meios de pagamento e já cadastrou 30 milhões de chaves.  
(Imagem: Reprodução/Internet)

A transferência bancária é um hábito que faz parte do cotidiano quando uma pessoa precisa fazer pagamento de aluguel ou emprestar dinheiro para um amigo. Atualmente há dois tipos praticados pelos bancos o TED (Transferência Eletrônica Disponível) e a DOC (Documento de Crédito). 


A diferença das duas transações é que a TED é a mais simples e rápida, pois ocorre entre correntistas da mesma instituição com crédito quase que na mesma hora, a DOC geralmente acontece entre dois bancos diferentes e o valor somente está disponível no próximo dia útil.

Com o PIX as transferências acontecerão em até 10 segundos e não haverá nenhuma restrição de dia ou horário. A taxa será de centavos, irrisória comparada a média atual de 10 reais por transação e, portanto mesmo sem ter sido dada a largada foram cadastradas 30 milhões de chaves de acesso. 


As chaves irão substituir os números de agência e conta, ou seja com apenas o telefone, CPF ou e-mail será possível de forma segura enviar dinheiro para quem desejar e a qualquer momento. 

 

Essa nova era do sistema financeiro, no Brasil terá início em 16/11/2020, mas como os bancos já estão realizando os cadastros, está sendo possível incluir nessa base as classes C e D haja vista que muitos receberam o Auxílio Emergencial do governo via poupança digital Caixa Tem.


 Devido o isolamento provocado pelo novo coronavírus, os bancos digitais (fintechs) além de terem apresentado o maior crescimento de clientes agora lideram os cadastros das chaves PIX. 


#PIX #BancoCentral #Bancos #Pagamentos #TED #DOC


Comentários